sexta-feira, 17 de junho de 2011

Quando ela ganha mais que ele



Cumplicidade é importante para o bem da relação
Desde os primórdios, o homem foi a figura responsável pelo sustento da família. Porém, isso começou a mudar com a evolução da mulher no mercado de trabalho. Com a ascensão feminina no campo profissional, o modelo de família mudou e ela passou a contribuir com as despesas da casa; muitas delas até mantêm seu lar. O problema é que muitos homem ainda têm dificuldade em lidar com a situação, o que pode gerar alguns conflitos na relação. É possível evitá-los, mas é necessária muita cumplicidade entre o casal. 

De acordo com a psicóloga da Unifesp Mara Pusch, ainda vivemos numa sociedade machista, na qual os homens acreditam que, para estar no comando da casa, precisam ter um salário superior ao da mulher.

“Talvez a coisa mais importante numa relação seja não encarar o parceiro como concorrente e sim como alguém que está “junto”. Se conseguirem isso, mais da metade dos problemas estará resolvida”, enfatiza a especialista.

É importante também que a mulher aja de forma prudente, evitando falar determinadas coisas que afetem a autoestima do parceiro. Pusch aconselha que sejam evitadas frases como “eu comprei com o meu dinheiro” ou “você vai à festa porque eu estou pagando”.

Para a psicóloga, a mulher deve se utilizar do afeto para incentivá-lo a crescer e progredir, mas não se desmerecer ou evitar crescer porque ele não está num bom momento da carreira. “Devemos lembrar que a vida é dinâmica e que, de uma hora para outra, as coisas podem mudar e os dois devem comemorar as conquistas individuais”, orienta.

“Atualmente, existem muitos casamentos em que a mulher é executiva e o homem cuida das crianças e da casa, qual o problema? Mas caso esteja ruim, ela deve conversar com o parceiro abertamente sobre seus incômodos para que, juntos, achem as melhores soluções”, destaca Pusch.

Dicas da especialista

1- Observe como os pais dele lidam com finanças e trabalho. Conhecer o
ambiente em que ele foi educado lhe dará um norte sobre como ele pensa sobre gestão financeira;

2- Converse sobre aspirações pessoais e profissionais, isso fará com que conheça mais sobre seu parceiro;

3- A melhor forma de evitar constrangimentos ou brigas por questões financeiras é planejar os gastos a dois. Converse sobre o que desejam antes de comprarem algo;

4- Para custear os projetos coletivos, o casal pode ter uma conta conjunta na qual marido e mulher contribuam com o mesmo percentual aplicado sobre o seu rendimento. Assim, o esforço de contribuição de cada um é igual, portanto justo.

5- Pense em parceria, união e não em si mesma. Enquanto cada um pensar como um indivíduo, será um individualista que tem família.

Nenhum comentário: