quarta-feira, 18 de abril de 2012

Dicas para eternizar um amor


Para viver em harmonia, qualquer casal precisa, além de muito amor, de uma boa dose de dedicação. 
 

Para muitos, comprometimento é sinônimo de aprisionamento, de limitação, de perda da individualidade. Porém, em uma relação profunda, cooperativa e afetuosa, esta palavra ganha uma conotação bem mais leve e positiva e passa mesmo a ser algo natural e muito bem-vindo que só tende a aumentar o vínculo entre o casal.


A conversação é um dos pilares fundamentais de uma relação saudável. É por meio dela que os acontecimentos que afetam o casal são compreendidos, validados e compartilhados. Existem estudiosos que colocam a comunicação como um instinto tão vital quanto o da sobrevivência. O fato é que ela influencia fortemente a criação da intimidade e das ligações afetivas com o parceiro. Conversas significativas apóiam, validam o parceiro, ampliam as informações e permitem momentos de auto-revelação. Compartilhar com o parceiro o que se passa com você intimamente – suas motivações, projetos e preocupações – e em atividades onde ele não estava presente reaviva de forma prazerosa o relacionamento.
A confiabilidade de uma pessoa é requisito para quase todos os tipos de relacionamento (profissional, amoroso ou em amizades). Ter alguém confiável na vida é uma espécie de seguro: mesmo que não o usemos, saber que ele existe nos dá tranqüilidade e nos faz sentir bem. Para manter a confiança, vale tomar certas precauções, como evitar ativamente pessoas e situações que possam ameaçar o comprometimento com o parceiro (ficar a sós com pessoas pelas quais existe uma certa atração física, por exemplo).
Mostre que seu parceiro pode recorrer a você sempre que precisar. Ligue, pergunte, se interesse por coisas que estão ocorrendo com ele. Uma das principais formas de criar a sensação de compromisso com outra pessoa é incluí-la nos planos: onde passar o fim de ano, as férias, como construir uma casa ou simplesmente programar o final de semana. Isso habilita ao outra a fazer sacrifícios no presente em prol da relação no futuro. Obviamente, não basta falar. Tem de incluir ações, senão as promessas perdem a credibilidade.


Um comentário:

Anônimo disse...

É VERDADE PARA MANTER UM BOM RELACIONAMENTO É MUITO IMPORTANTE QUE O CASAL TENHA ACIMA DE TUDO UM COMPROMISO COM DEUS .PORQUE MESMO TENDO MUITO AMOR ISSO NÃO BASTA POIS SEM DEUS NADA VAI A FRENTE .