Por meio da identificação dos estilos comportamentais apresentados pelos indivíduos é possível se adaptar e melhorar os relacionamentos
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há cerca de 74 milhões de solteiros no País, com faixa etária superior aos 18 anos. O número corresponde a 30% da população brasileira.
Mas, embora esta parcela de pessoas esteja em constante crescimento, os solteiros, de uma forma geral, pensam em se casar, ter filhos e constituir uma família. Muitos estão sem parceiro não por opção, mas sim devido à dificuldade para conseguir uma pessoa com quem consigam se relacionar.
Adoniro Barbosa dos Santos, especializado em recursos humanos e treinamentos comportamentais e pós-graduado em pedagogia empresarial, afirma que para os relacionamentos pessoais e profissionais serem prósperos, é fundamental conhecermos o outro. “É necessário sabermos qual o tipo de comportamento, limitações, competências e necessidades ele tem, buscando sempre se adaptar aos estilos, sem, necessariamente, perder a personalidade”, frisa.
Como conhecer cada estilo comportamental
Conforme o Estudo do Fator Humano há quatro tipos básicos de comportamento com os quais o ser humano pode se identificar:
Observador: É analítico, detalhista, planejador, questionador e minucioso. Apresenta baixa emotividade e pouca determinação. É lento para tomar decisões, pouco ousado e pensa demais, por isso, perde oportunidades;
Expositor: Alta emotividade e iniciativa. É expressivo, marcante, se expõe sem acanhamento e com extroversão. Porém, é exagerado, exibicionista, “estrela” e monopolizador de atenções;
Realizador: É empreendedor, determinado, objetivo, conquistador e ousado. Tem muita determinação e baixa emotividade. É uma pessoa que gosta de mandar. É autoritário e autocrático;
Apoiador: Apresenta pouca iniciativa e alta emotividade. É afável, generoso, empático, bondoso, humilde e não agressivo. É submisso, com pouca garra e influenciável.
Segundo Barbosa, é possível afirmar ainda a existência de um quinto tipo comportamental. “É o versátil, aquele indivíduo que consegue se comportar com flexibilidade ao ponto de se adaptar a qualquer um dos estilos básicos. Contudo, ele apresenta um dos quatro”, comenta.
O especialista afirma que o comportamento da outra pessoa pode ser identificado por meio de seus gestos, timbre de voz, atitudes e vestimenta (através dos tipos de cores comuns a cada estilo), o que facilita bastante o reconhecimento.
Ele explica que pessoas que pertencem ao mesmo estilo podem ter um melhor relacionamento, tanto profissional quanto íntimo, pois, tendo características comuns, poderão ter os mesmos interesses. Porém, não é garantido um bom resultado somente por apresentarem estilos iguais, dependerá também da flexibilidade e adaptação de cada um. “O conhecimento dos pontos fracos e fortes de cada estilo e porque agem de determinada maneira também ajuda. Estas informações permitem que as pessoas compreendam melhor o outro, busquem atender as expectativas do seu próximo e se relacionem com ele da maneira que o agrada, o que vai gerar uma melhoria nos relacionamentos”.
Melhorando as relações no ambiente de trabalho
Problemas de relacionamento são comuns em alguns locais de trabalho. Nestes casos, o estudioso alerta que nem sempre iremos interagir ou nos relacionarmos somente com aqueles que nos entendem, agradam, pensam ou se comportam como nós. “É indispensável que as pessoas sejam versáteis e flexíveis. O desafio é buscar a adaptação”, conclui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário